Diversos

Como escrever e publicar um livro: um guia passo a passo

Como escrever e publicar um livro: um guia passo a passo

Publicar um livro é o sonho de muitos escritores, desde os iniciantes até os mais experientes. Mas qual é o caminho para transformar esse sonho em realidade?

Neste artigo, eu vou guiar você num passo a passo sobre como escrever e publicar seu próprio livro e contar também como foi a minha experiência escrevendo o meu livro.

1. Encontre sua ideia

Antes de tudo, você precisa de uma ideia que o motive e inspire. Esta ideia pode surgir de suas experiências pessoais, de sua imaginação, ou de um tópico que lhe interessa. 

Anote tudo, mesmo que pareça insignificante; essas anotações podem ser úteis mais tarde.

No meu caso, como trabalhei com moda durante doze anos e me especializei em consultoria de imagem masculina, o tema a escrever estava bem claro em minha mente: um guia sobre imagem pessoal masculina. Abaixo eu vou falar mais sobre meu livro.

2. Defina uma rotina de escrita

Estabeleça metas diárias ou semanais. Encontre um local tranquilo para escrever e minimize as distrações. A regularidade é o segredo do sucesso: mesmo que seja apenas uma hora por dia, mantenha a consistência.

Eu escrevi aproximadamente 20% do conteúdo do meu livro entre maio e julho de 2020, durante o isolamento por conta da Covid-19. Mas só quando estipulei uma meta e um prazo para a conclusão é que escrevi o restante. Foram 31 dias em janeiro de 2021.

3. Escreva o rascunho inicial

Não se preocupe em tornar tudo perfeito na primeira tentativa. Concentre-se em colocar suas ideias no papel (ou na tela). Lembre-se de que o rascunho inicial não é o produto final; ele serve como uma base sobre a qual você vai construir.

A minha tática foi fazer um roteiro. Na verdade eu separei o livro em diversos tópicos e fui escrevendo sem a preocupação inicial de ter uma sequência lógica. Durante a escrita, o que iria para cada capítulo foi se tornando mais claro, naturalmente.

4. Como escrever e publicar um livro – Revise e edite

Depois de terminar o rascunho inicial, dê um tempo antes de revisar. Ao retornar, você terá um olhar fresco e será capaz de identificar áreas que precisam de melhorias. 

Nesta fase, considere obter feedback de amigos de confiança ou grupos de escritores.

Mesmo durante a escrita, eu revisava constantemente o que eu já havia produzido. Segundo especialistas, isso é meio contraproducente, mas foi meu jeito de escrever.

Não existe certo ou errado, o que existe é constância na escrita. O meu livro tem aproximadamente 44 mil palavras e, apesar da ansiedade de terminar, as 44 mil palavras não surgiram de uma hora pra outra.

Tenha constância.

Veja também: Como fazer marcador de livro personalizado.

5. Contrate profissionais

Para garantir que seu livro esteja no melhor padrão possível, considere contratar um editor profissional. Além disso, um designer gráfico pode ajudar a criar uma capa atraente para o seu livro.

Nesta ordem, considere a contratação dos seguintes profissionais:

  1. Leitor crítico – Busque por alguém que tenha experiência no mercado editorial, pois essa pessoa  dará sugestões e direcionamento ao seu livro.
  1. Revisor gramatical – Depois de fazer as alterações que você julgar necessárias, dentre as sugeridas pelo leitor crítico, encaminhe seu livro para um revisor gramatical.
  1. Diagramador – Depois do livro revisado, é hora de encaminhar para um diagramador. Nesse momento você já precisará definir o tamanho do seu livro.
  1. Designer ou capista – É o profissional que fará a arte da capa, contracapa, lombada e orelhas do seu livro.
como escrever e publicar um livro
Eu fiquei bastante satisfeito com o resultado da capa do meu livro.

Neste site você encontrará diversos serviços que a Laura Bacellar e o Sidney Guerra prestam. Dentre eles, diagramação, leitura crítica, design de capa, consultoria e até construção de sites.

Caso você decida fazer tudo por conta própria, é possível diagramar seu livro utilizando o Word, o Google Docs ou o InDesign. Existem alternativas gratuitas ao InDesign.

Para a capa, você pode utilizar o Photoshop ou o Canva.

Já a leitura crítica e a revisão ortográfica, você pode até contar com a ajuda de amigos, mas aconselho a contratar alguém especializado. É mais barato do que você imagina.

Neste site você encontrará bons profissionais já com os valores cobrados por cada um deles. Diagramação, capa e revisão gramatical.

6. Decida como publicar

Existem duas rotas principais: publicação tradicional e auto-publicação.

  • Publicação tradicional: Envie seu manuscrito para agentes literários e editoras. Este caminho pode ser mais demorado, e a aceitação não é garantida, mas as editoras tradicionais podem oferecer recursos valiosos, como marketing e distribuição.
  • Autopublicação: Com plataformas como Amazon Kindle Direct Publishing, CreateSpace e outros, nunca foi tão fácil publicar um livro por conta própria. Esta opção dá ao escritor mais controle sobre o produto final, mas também exige que ele gerencie aspectos como marketing e distribuição.

Na segunda possibilidade, a autopublicação ou publicação independente, ainda existem algumas variáveis, como encomendar seu livro com uma gráfica, contratar editoras que cobrarão um valor para lançar seu livro ou encontrar uma editora que lance seu livro sob demanda.

No KDP da Amazon, você pode lançar seu livro para Kindle, mas não existe mais no Brasil a versão impressa sob demanda.

Se você quiser lançar o seu livro com impressão sob demanda, eu recomendo o Portal  UICLAP, que foi por onde eu lancei o meu livro.

7. Promova seu livro

Independente do caminho escolhido, a promoção é crucial. Utilize as redes sociais, crie um site ou blog, participe de feiras de livros e considere investir em marketing e publicidade.

Busque no Google “formas de divulgar meu livro independente”, “como um autor independente pode divulgar seu livro”, “maneiras criativas de…” 

Você vai encontrar muitas ideias legais.

Bom, no meu caso, eu estou divulgando em redes sociais e nos sites que eu sou dono ou tenho parceria, através de artigos como esse aqui.

8. Mantenha-se motivado

Rejeições e críticas são parte do processo. Não desanime. Lembre-se de que muitos escritores famosos enfrentaram inúmeros obstáculos antes de alcançar o sucesso.

Não sofri nenhuma rejeição pois minha publicação foi totalmente independente. Quanto à críticas, duvido que eu encontre alguém pior que eu mesmo para avaliar, achar defeitos e criticar, portanto precisaria alguém muito experiente do mercado para dizer que no meu livro não havia absolutamente nada que prestasse.

Na leitura crítica feita pela Laura Bacellar, ela encontrou algumas falhas e fez algumas sugestões de melhoria, mas no geral sua avaliação foi bastante positiva.

Conclusão

Agora que você já sabe como escrever e publicar um livro, deve ter percebido que se trata de uma jornada que exige paixão, dedicação e resiliência. E, principalmente, consistência. Lembre-se disso.

Embora o caminho possa ter seus desafios, a satisfação de ver sua obra publicada é incomparável, principalmente quando é um sonho antigo. Eu que o diga.

Então, pegue sua caneta ou teclado e comece a escrever. Seu público está à espera!

Onde você pode comprar o meu livro

Como escrever e publicar um livro

O meu livro, Imagem, Confiança, Sucesso – Como a Imagem Comunica e Conquista – Guia Para o Homem Contemporâneo pode ser encontrado nas lojas abaixo.

Versão impressa no formato 16×23No site da Uiclap – A principal vantagem aqui é ter o livro no formato tradicional, para quem não abre mão do livro físico.

Versão e-Book para Kindle Na Amazon – A vantagem de ter o livro no Kindle é tê-lo sempre a mão para qualquer consulta.

Versão e-Book para computadores e tabletsNa Hotmart – A vantagem na versão do livro para a Hotmart é que ele é todo colorido e tem mais fotos que a versão impressa e do Kindle.

Em breve a versão impressa também será vendida na Amazon.

Se quiser conhecer mais o meu trabalho, clique em www.jasonb.com.br ou envie um e-mail para contato@jasonb.com.br.

Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou elogio, deixe um comentário abaixo. Ficarei feliz em responder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *