CasaDecoração

Como fazer arara de roupas

Como fazer arara de roupas de parede e de teto, isso é o que você vai aprender aqui.

As araras de roupas são perfeitas para pequenos espaços e dão um ar mais descolado a diversos ambientes. principalmente na decoração do seu quarto.

Neste texto, eu vou te ensinar a fazer 3 tipos de arara: 2 tipos de arara de parede, a com suporte lateral e a com suporte frontal e a arara de teto.

Como fazer arara de roupas com suporte na parede

Existem dois tipos de araras de roupas com suporte na parede, a com suporte frontal, em que a arara estará presa a parede de frente para você e a com suporte lateral, que é bem semelhante a de armários e closets.

Como fazer arara de roupas com suporte lateral

Vamos começar pela mais simples e rápida, a arara de roupas com suporte lateral.

Para fazer esta arara basta comprar dois suportes laterais para arara ou cabideiro. Existem os de plástico, de ferro e cromados.

Veja abaixo

Clique na imagem para saber o preço e comprar
Clique na imagem para saber o preço e comprar

Alguns suportes já vêm com o kit de instalação, com buchas e parafusos, outros você precisa comprar a parte.

Após instalar os suportes nas paredes laterais, basta encaixar o cabideiro ou a “vara de suporte”. Existem os modelos cromados e você pode comprar varas de madeira em madeiras e materiais de construção e cortar do tamanho necessário

Cuidados: As araras não podem ser muito compridas, sob o risco do peso envergar o suporte. Caso você tenha um espaço grande, coloque um suporte no meio.

Como fazer arara de roupas com suporte frontal

A arara de suporte frontal geralmente é vendida pronta e você só vai precisar fazer a furação na parede e instalar, como este modelo abaixo. Clique na imagem e saiba mais.

Um outro jeito de ter uma arara de parede, muito mais estilosa e que dá um pouco mais de trabalho é fazendo uma com canos de aço, joelhos, conexões T e flanges.

Montar e instalar a arara é a parte mais fácil, o mais difícil é encontrar os materiais e prepará-lo 

Como fazer arara de roupas

Você pode ver várias ideias de araras com cano galvanizado no Instagram Ferrero Art & Design e outras ideias.

Para fazer a arara com suporte frontal de canos e conexões de ferro, você vai precisar seguir o passo a paso abaixo:

Passo 1

Escolha o local da instalação da arara e tire as medidas de largura e defina a profundidade. Lembre-se que a profundidade deve ser definida pensando em caber um cabide e ainda ter um pequeno espaço no fundo.

Passo 2 

Compre o cano de ferro e mande cortar de acordo com as medidas que você definiu. Mande fazer roscas nas extremidades desses canos.

Passo 3 

Compre flanges de metal, assim como os joelhos.

IMPORTANTE: Para uma arara simples, você só precisa de duas flanges, dois joelhos e os canos com as roscas nas extremidades.

Passo 4 

Faça 3 ou 4 furos nas flanges com o auxílio de uma furadeira.

Atualmente você pode comprar flanges com furação e pular esta etapa. Clique na imagem e saiba mais.

Passo 5 

Monte as araras encaixando todas as peças

Passo 6

Com a arara montada, peça ajuda a outra pessoa, coloque-a na parede, utilize um nível para ficar reta e faça as marcações na parede.

Passo 7

Faça os furos e instale as buchas na parede

Passo 8

Instale a arara na parede com parafusos nas buchas já instaladas.

Esse tipo de instalação, quando bem fixada na parede, suporta bastante peso.

Como fazer arara de roupas de teto

Para fazer arara de roupas de teto é bastante simples, basta instalar dois ou três ganchos no teto e passar um cabo de aço por eles para que o varal da arara fique com da altura que você preferir.

Compre buchas e ganchos grossos para suportar o peso da arara com as roupas. Instale no teto, coloque cabos de aço ou de outro material que você preferir que suportem o peso da arara.

Prenda o varal da arara que pode ser de madeira ou metal e pronto, sua arara de teto está pronta para o uso.

Para finalizar

Nosso site ensina de graça uma infinidade de coisas, sempre respondendo a pergunta: Como fazer? Tudo o que fazemos é com amor, para entregar pra você as melhores informações.

Caso nosso conteúdo tenha te ajudado, você pode retribuir essa ajuda, comprando os produtos e serviços que indicamos em nossos links de afiliados, espalhados em todos os artigos.

Você não paga nada a mais por isso, nós recebemos uma pequena comissão e você nos ajuda a continuar produzindo conteúdos de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *