Cozinha

Como fazer picles de pepino

Como fazer picles de pepino

As pessoas se dividem entre as que pedem o famoso sanduíche da famosa rede de fast food com ou sem picles, simples assim.

Não existe meio termo, ou você gosta ou você não gosta de picles.

Se você chegou até aqui, é bem provável que você faça parte do primeiro grupo, daqueles que amam o sabor ácido, às vezes levemente adocicado e crocante dos picles.

Mas porque pagar caro em um produto industrializado e cheio de aditivos químicos, se você pode fazer em casa seus próprios picles de pepino?

Neste artigo de como fazer picles de pepino, você vai ver como é simples e rápido fazer suas próprias conservas.

Como fazer picles de pepino em casa

Existem muitas maneiras de fazer picles de pepino, com salmoura quente ou fria, com ou sem açúcar e essas variações vão depender muito mais do seu gosto para o resultado final.

Acrescentar açúcar à sua receita vai deixar o seu picles com sabor mais agridoce, já fazer a conserva com salmoura quente vai dar uma leve cozida no pepino e deixá-lo mais macio.

Ingredientes para fazer picles de pepino

  • 2 pepinos japonês
  • Alecrim
  • 2 dentes de alho
  • Pimenta em grãos
  • Vinagre branco de sua preferência
  • Tomilho
  • Grãos de mostarda
  • Sal
  • Açúcar
  • Água

Como fazer picles de pepino – Passo a passo

Passo 1

Fatie o pepino em rodelas. Se você gosta de picles mais crocantes, corte as rodelas um pouco mais grossas. Já, se você prefere o picles mais macio, basta fatiar bem fininho.

Passo 2

Em um pote de vidro limpo esterilizado, coloque os 2 dentes de alho, os galinhos de alecrim e tomilho, os grão de pimenta do reino e de mostarda e as fatias de pepino

Passo 3

Em uma panela coloque duas xícaras de chá de vinagre branco, uma xícara de chá de água, 1 colher de chá de sal e 1 colher de sopa de açúcar branco

Passo 4

Acenda o fogo e vá misturando para que o sal e o açúcar se dissolvam. Assim que levantar fervura, desligue o fogo e sua salmoura está pronta.

Passo 5 

Espere esfriar completamente e despeje sua salmoura no pote onde está o pepino e os demais ingredientes.

Dica: Se você quiser que seus picles fiquem mais macios e com sabor mais acentuado, derrame a água ainda quente sobre eles. Para picles mais crocantes, espere a água esfriar totalmente.

Passo 6 

Feche o seu pote hermético e leve para a geladeira. Após duas horas, seus picles de pepino estarão prontos para consumo. Porém, quanto mais tempo ficarem na geladeira, mais acentuado estará o sabor.

como fazer picles de pepino
Este é um excelente pote para fazer seu picles de pepino – Clique para saber o preço e comprar.

Variações de como fazer picles de pepino em casa

O mais importante é que você aprenda e domine a técnica de como fazer picles de pepino e depois vá variando de acordo com seu gosto.

Pode ser que o resultado da primeira vez não fique exatamente do jeito que você gosta, mas é só ir ajustando o que você acha que precisa melhorar nas próximas vezes que você fizer picles em casa.

Se quiser mais ácido, basta diminuir a quantidade de água e aumentar a de vinagre. 

Não gosta de nada agridoce? Basta retirar o açúcar da receita.

Quer mais ou menos temperado? Coloque mais temperos ou retire-os. Você pode substituir os temperos indicados na receita acima por outros do seu gosto.

Onde usar seus picles de pepino

Você pode usar em sanduíches, hambúrgueres, saladas, em tábuas de frios e onde mais sua criatividade e gosto permitirem.

Picles com outros vegetais

Uma vez dominada a técnica de fazer picles em casa, você pode experimentar esta receita com outros vegetais, tais como:

  • Cebola roxa
  • Rabanete
  • Beterraba
  • Cenoura
  • Aspargos
  • Couve flor

Para finalizar

Nosso site ensina de graça uma infinidade de coisas, sempre respondendo a pergunta: Como fazer? Tudo o que fazemos é com amor, para entregar pra você as melhores informações.

Caso nosso conteúdo tenha te ajudado, você pode retribuir essa ajuda, comprando os produtos e serviços que indicamos em nossos links de afiliados, espalhados em todos os artigos.

Você não paga nada a mais por isso, nós recebemos uma pequena comissão e você nos ajuda a continuar produzindo conteúdos de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *