ArtesanatoGanhe DinheiroJardim

Como fazer vaso de cimento

Como fazer vaso de cimento

Os vasos de cimento estão em evidência nas decorações de casas e escritórios. Eles são simples de fazer, baratos e bastante versáteis. Se você veio parar aqui é porque está querendo saber como fazer um vaso de cimento. Correto?

Então acompanhe o artigo, pois vamos te ensinar como fazer um vaso de cimento simples e também como fazer um vaso de cimento utilizando toalhas (que virou moda recentemente), ambos com um passo a passo bem fácil.

Como fazer vaso de cimento

Como fazer vaso de cimento: passo a passo

Para facilitar o seu trabalho enquanto estiver fazendo seu vaso de cimento, o primeiro passo é se organizar e ter em mãos todos os materiais que você vai utilizar na fabricação do seu vaso de cimento.

Esse passo a passo serve tanto para fazer vasos de cimento redondos, quanto quadrados, o que vai mudar é o molde, de acordo com o formato de vaso que você deseja.

Como fazer jarro de cimento
Para adicionar cor aos seus vasos, você pode adicionar corante diretamente à mistura ou isolar uma área do vaso e pintar o restante com tinta spray.

Tome nota e reúna os materiais abaixo de como fazer vaso de cimento:

  • Água
  • Cimento e areia (se quiser substituir esses dois itens por argamassa simplifica o trabalho)
  • Vaselina líquida ou óleo de cozinha
  • Pincel
  • Colher, pá de pedreiro ou pá de jardinagem
  • Potes de plástico para servirem de molde (não utilize vidro, pois ele não tem a maleabilidade do plástico)
  • Balde ou bacia para fazer a mistura (se for para somente um vaso para testar, pode fazer a mistura em um pote se sorvete.

IMPORTANTE: Para cada vaso, você vai precisar de dois potinhos plásticos, um que entrará no cimento e um menor para ficar por dentro e moldar o cimento.

Não se preocupe: Se você espalhar bem a vaselina pelos potes, eles soltaram facilmente, seu vaso ficará lindo e você não estragará seus potes.

Passo a passo do vaso de cimento

  1. Utilizando uma bacia ou um balde, misture 4 partes de areia para 1 de cimento e vá adicionando água até obter uma consistência homogênea e não muito grossa, semelhante a uma massa de bolo. No caso de você optar pela argamassa, basta adicionar água até chegar ao ponto desejado.
  2. Nos potes que servirão de molde, pincele vaselina ou óleo no fundo e nas paredes internas. Os potes que serão utilizados para fazer a abertura do vaso também devem ser untados com a vaselina líquida ou o óleo, no entanto, só na parte de fora. Essa etapa é importante para facilitar o desenformar.
  3. Derrame a mistura no pote escolhido e coloque o pote menor no meio para marcar o local onde ficará a planta. Encha esse pote com pedrinhas ou algum outro peso para impedir que o molde suba
  4. Após 48 horas (controle a ansiedade), o vaso já estará seco e pronto para ser desenformado. 
  5. Pronto. Agora você já pode escolher a plantinha e ajeitá-la no novo vaso.

ANOTE ESSA: Se você for plantar diretamente no vaso utilizando cascalho e terra, faça furos no fundo do vaso utilizando uma furadeira.

Como fazer vaso de cimento com toalha: passo a passo

Enquanto o vaso de cimento simples tem um visual bem clean e discreto, o vaso de cimento feito com toalha tem um visual bem diferente e exótico.  O vaso de cimento feito com toalha é outro estilo de vaso muito procurado ultimamente. 

Por isso, além de saber como fazer um vaso de cimento que ensinamos no item anterior, você também irá aprender, neste artigo, como fazer um vaso de cimento com toalha. 

Os materiais são praticamente os mesmos de como fazer vaso de cimento, mas vamos revisar item por item para não ter dúvidas. Vamos lá?

  • Água
  • Cimento e areia (também é possível utilizar argamassa para esse modelo de vaso)
  • Toalha
  • Balde
  • Colher de pedreiro
  • Pote para fazer a mistura

Passo a passo do vaso de cimento com toalha

  1. Faça a mistura de água, areia e cimento ou água e argamassa, como indicado no tutorial do vaso de cimento, ensinado acima. Lembre-se que a mistura não deve ser muito grossa, mas precisa ser homogênea.
  2. Depois, pegue a toalha que será utilizada e molhe-a com água. Em seguida, mergulhe-a na mistura de cimento, garantindo que todas as suas partes foram totalmente impregnadas pela massa.
  3. Vire o balde de cabeça para baixo e cubra-o com a toalha. O tamanho do vaso será proporcional ao tamanho da toalha. Se quiser um vaso menor, utilize uma toalha menor ou corte a que você separou para tal finalidade.
  4. Aguarde o tempo necessário para secagem. Então é só retirar o balde e o vaso de toalha estará pronto.

Vale ressaltar que, em ambos os modelos de vasos de cimento, é possível personalizá-los pintando-os da cor desejada.

De forma prática, rápida, fácil e barata você mesmo consegue produzir os objetos de decoração da sua casa e deixá-los com a sua cara. Agora, é só escolher o melhor local para os vasinhos que você produziu e curtir a nova decoração.

Ganhe dinheiro fazendo vasos de cimento

Depois que você dominar a técnica de como fazer vaso de cimento, conforme explicamos neste artigo, você poderá fazer vários vasinhos e vendê-los para amigos e familiares. O negócio dando certo, você pode começar a pensar em vender para lojistas de jardinagem.

Mantenha todos os custos de produção anotados, faça os cálculos de gastos de toda a produção, verifique quanto você gasta para fazer cada vasinho individual para saber quanto cobrar por cada um deles.

Organize-se para ter materiais próprios para a produção e, se possível, compre uma balança para saber quantos gramas ou quilos você está gastando de cada um dos materiais.

Este foi nosso artigo de como fazer vaso de cimento. Esperamos que tenham gostado e aprendido.

Boa sorte e sucesso.

2 thoughts on “Como fazer vaso de cimento

  • Jason, ficou muito bom este passo a passo já vou tentar fazer o meu vaso 🙂

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *