JardimCasaDecoração

Como fazer um terrário + 17 fotos com ideias inspiradoras

Como fazer um terrário? É o que você vai aprender neste artigo. E no final ainda daremos diversas ideias para você se inspirar e fazer o seu.

O que é um terrário?

Terrário é um jardim reproduzido em pequenas medidas que caibam dentro de algum recipiente.

O recipiente em questão pode ser de vidro (em sua maioria), madeira, acrílico ou PVC. Os de vidro são os mais comuns pois por serem transparentes deixam à mostra o “mini mundo” de plantas criado ali dentro. A transparência do vidro também é importante para a entrada de luz e realização da fotossíntese.

O terrário é como se fosse um planeta autossustentável, um ecossistema fechado e em equilíbrio onde as plantas crescem, recebem água, se nutrem e fazem a fotossíntese.

As condições ambientais dentro de um terrário são reproduzidas como se fossem pequenas estufas em que se reproduzem condições de umidade e temperatura de um ambiente tropical.

Terrário é para quem não tem tempo para cuidar de plantas

Muita gente que opta por não ter plantas em casa alega não ter tempo para cuidar delas, ou falta de espaço apropriado para que as plantas possam se desenvolver adequadamente.

Mas se você gosta de plantas, quer ter alguma “coisa viva” e verde dentro da sua casa e não tem tempo ou paciência para os cuidados diários que algumas plantas exigem, o terrário pode ser uma solução para você.

A técnica de fazer terrários já existe há bastante tempo, mas com a falta de espaço e de tempo da maioria das pessoas, começaram a ganhar mais notoriedade de uns anos para cá, principalmente após o início da pandemia da Covid-19, em que as pessoas passaram mais tempo em casa.

como fazer um terrário
Alguns terrários são verdadeiras obras de arte, criatividade e paciência.

Esses mini jardins trouxeram mais praticidade para os amantes da jardinagem ou mesmo daquelas pessoas que só querem um objeto de decoração estiloso e que exige pouco ou nenhum trabalho.

O terrário fechado, quando bem feito, pode viver por muito tempo sem nenhuma intervenção interna, basta limpar o vidro por fora, fazer com que ele receba luz e trocá-lo de lugar com cuidado.

No entanto, os terrários também podem ser feitos em recipientes abertos. Estes necessitam um pouco mais de cuidados, mas utilizando as plantas certas, eles terão vida bastante longa e darão pouco trabalho.

Continue acompanhando nosso artigo e aprenda como fazer um terrário. Veja quais materiais você vai precisar e, de quebra, inspire-se com as várias ideias que mostraremos abaixo.

Como fazer um terrário

Aprenda agora como fazer um terrário de forma prática e gastando pouco. Você verá que é mais simples do que imagina. 

Antes de mais nada veja abaixo uma lista dos materias necessários para fazer seu terrário

Materiais necessários

  • Recipiente de vidro à sua escolha
  • Pedra de cascalho
  • Areia
  • Carvão vegetal
  • Terra
  • Pedrinhas de aquário decorativas (opcional)
  • Plantinhas de sua preferência (as mais comuns são as suculentas)

Acima tem um pote com tampa de vidro hermética, um recipiente tipo aquário de vidro e uma terceira opção também aberta, menor e com suporte para pendurar.

Passo a passo de como fazer um terrário

Passo 1

Forre o fundo do recipiente escolhido com uma camada de pedra de cascalho e por cima uma camada de espessura semelhante de areia.

Passo 2

Coloque uma fina camada de carvão vegetal triturado. De 1 a 2 centímetros de altura de acordo com o tamanho do seu recipiente. Para triturar, envolva o carvão por um pano e bata com um martelo.

Passo 3

Coloque uma boa quantidade de terra preta adubada. A raiz da planta tem que ficar toda dentro da terra.

Passo 4

Acomode suas plantinhas conforme achar melhor. Você pode cobrir toda a superfície com as plantas, ou deixar espaço para usar outros elementos decorativos. Deixe-as bem firmes para não tombar. 

Passo 5

Decida se quer um terrário aberto ou fechado. Se decidir colocar tampa, regue-o delicadamente com uma pequena quantidade de água, feche-o e acompanhe como funcionará o ciclo lá dentro.

Use a criatividade para decorar, adicione areia de aquário ou pedras coloridas na superfície, tomando cuidado para não cobrir as plantas.

Importante: Você pode utilizar musgo para cobrir parte do seu minijardim. Você pode raspar musgo em calçadas, muros ou mesmo em árvores.

Veja abaixo mais alguns produtos que você pode precisar ao montar o seu terrário.

17 Inspirações de terrários para você fazer o seu

Confira abaixo 17 lindas e criativas ideias e aprenda como fazer um terrário e deixar a decoração da sua casa muito mais bonita, charmosa e viva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *