CasaDecoração

Como fazer cimento queimado na parede

Neste artigo vamos mostrar como fazer cimento queimado na parede usando tinta pronta com esse acabamento moderno e superbacana.

Além da tinta, existe a opção de fazer o passo a passo preparando a massa com o próprio cimento, mais água e areia.

Apesar de também ser fácil, essa segunda opção dá um pouquinho mais de trabalho. Dessa forma, optamos por ensinar a fazer o efeito cimento queimado na parede com a opção de tinta.

Nas decorações de estilo industrial, o cimento queimado é quase onipresente. Também é ideal em apartamentos com uma “pegada” de estúdio, com cômodos amplos, abertos e integrados.

Mas também funciona super bem para destacar uma parede com uma textura diferenciada e especial, dando mais personalidade para o espaço.

Então continue lendo nosso artigo e saiba como fazer efeito de cimento queimado na parede e que ferramentas e materiais você vai precisar para executar o passo a passo.

Depois que você aprender como fazer cimento queimado na parede, aprenda também como fazer vasos de cimento e melhore ainda mais a decoração da sua casa.

GUIA como fazer cimento queimado na parede

Como fazer cimento queimado na parede

Mesmo sendo mais fácil aprender como fazer cimento queimado na parede usando tintas, é imprescindível ter alguns cuidados para obter o efeito desejado e não perder tempo e material.

Aprenda o processo de como fazer efeito de cimento queimado na parede.

1. Escolha a tonalidade de cimento queimado desejada

A partir do momento que você decidir que vai usar a tinta, o primeiro passo de como fazer cimento queimado na parede é escolher o tom de cinza que você deseja usar.

Isso porque existem muitas  opções — de tons claros até os mais escuros — e para acertar na escolha é preciso levar em conta o restante da decoração.

Você pode usar um tom de cimento queimado escuro e contrastar com os móveis coloridos ou uma composição de quadros para sala com padrões cheios de cor.

Os tons mais claros podem contribuir para criar uma decoração minimalista, com tom monocromático ou tons light, por exemplo. Basta encontrar a opção que mais combina com você e seu estilo.

2. Separe os materiais antes de começar

Outro detalhe importante para facilitar o passo a passo de como fazer cimento queimado na parede é ter tudo que você precisa perto.

As principais ferramentas, tintas e material de apoio para fazer esse acabamento na parede são

  • Jornal, plástico ou lona para cobrir o piso;
  • Fita adesiva (o ideal é fita crepe) para delimitar as bordas e cobrir os interruptores
  • Esponja e balde para limpar a parede antes de pintar;

Com todos os materiais por perto, você está pronto para começar!

Como fazer cimento queimado na parede

Sem esquecer, é claro, do kit de pintura de parede.

3. Proteja todos os cantos, interruptores e o piso

A próxima etapa de como fazer efeito de cimento queimado na parede é proteger o chão com jornal, plástico ou lona para evitar respingos do produto que podem manchar o piso.

Se você for fazer o efeito cimento queimado em uma só parede, proteja as bordas e o teto com fita crepe larga para obter um acabamento reto e também evitar manchas nos interruptores e nas demais paredes.

DICA: Tente colocar a fita bem reta e rente do limite da parede e dos interruptores para que não fique nenhum pedaço sem pintar.

4. Limpe as paredes se necessário

Antes de começar todo o trabalho de como fazer o efeito de cimento queimado na parede, é importante limpá-la para retirar poeira , outras sujeiras e/ou resíduos.

Na cozinha, use um desengordurante cremoso, mas em outros cômodos apenas água e esponja é o suficiente.

5. Aplique à primeira demão

Com a primeira superfície preparada, é hora de aplicar a primeira demão da tinta. A primeira camada deve ser fina e uniforme. Para isso, você deve usar a desempenadeira de inox de canto arredondado.

Faça movimentos pequenos e aleatórios e cubra a parede aos poucos. Para ter um acabamento mais natural , deixe alguns espaços faltando e depois retorne à estas partes e finalize-as.

6. Passe a segunda mão

Aguarde o tempo de secagem recomendado na embalagem do produto – geralmente, de quatro a seis horas – para aplicar a segunda mão no mesmo esquema.

Antes, veja se ficou algum excesso de tinta e uniformize com a ajuda da lixa fina, se necessário.

Execute movimentos aleatórios e irregulares na segunda demão de tinta para fazer o efeito de cimento queimado na parede.

7. Finalização

Espere novamente quatro horas para o produto secar. Caso seja necessário, aplique uma terceira demão. Se gostar do efeito, poderá finalizar o processo.

Remova a fita adesiva das paredes e dos interruptores e dobre a lona com cuidado para não espalhar o pó no piso e o processo de como fazer efeito no chão cimento queimado na parede está finalizado.

Dicas para avaliar o acabamento de cimento queimado

A parede de cimento queimado funciona nas salas, quartos, banheiro, na parede da escada, entre outros cômodos. Confira algumas dicas para respeitar o acabamento

Use móveis exclusivos com acabamentos tubulares para criar uma decoração em estilo industrial.  Outra boa ideia são os nichos de madeira.

Como fazer cimento queimado na parede

Luminárias minimalistas são acessórios que acrescentam pontos de luz diferentes e complementam a decoração. 

Use cores vibrantes para contrastar com as paredes decorativas nas mais divertidas. 

Aposte em sofás, poltronas e puffs quadrados decorativos, conjunto de quadros ou mesinhas para marcar esse conceito. 

Quer um banheiro diferente? Aplique o cimento queimado nas paredes (o ideal é que seja naquelas que não recebem água). 

Esse acabamento traz uma estética que pode ser complementada com acessórios dourados de acabamento metálico fosco, dando um ar contemporâneo para o espaço. 

Uma padronagem que combina bastante com cimento queimado é o xadrez. A composição de cores fica por conta da sua criatividade.

Gostou de aprender como fazer cimento queimado na parede?

Não tem muito mistério na hora de executar o passo a passo de como fazer efeito de cimento queimado na parede, mas não tem segurança em fazer sozinho contrate um pintor profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *