DecoraçãoGanhe Dinheiro

Como fazer nicho de madeira

O nicho de madeira está em evidência como elemento funcional e decorativo há bastante tempo e, neste artigo, você vai aprender como fazer nicho de madeira.

O conceito que ganha esse nome se refere às “caixinhas” de madeira com a finalidade de guardar e/ou expor os mais variados objetos. 

Embora os nichos de madeira não sejam novidade, eles são capazes de proporcionar requinte, beleza e decoração

Por mais que o nicho de madeira proporcione tudo isso que citamos acima, saiba que é possível fazer e construir na sua casa, sem gastar muito.

Com os móveis sob medida obtendo cada vez mais prestígio nos lares brasileiros, devido a sua praticidade, melhor aproveitamento do espaço e excelente custo-benefício, os nichos de madeira também vêm ganhando destaque na decoração. 

Afinal, os nichos de madeira podem prontamente substituir prateleiras ou mesmo um armário antigo, otimizando espaço e proporcionando uma estética mais agradável e moderna. Para dar ainda mais modernidade, que tal aprender como fazer parede de cimento queimado para instalar seus nichos de madeira?

Vamos aprender como fazer nicho de madeira? Então continue a leitura do artigo

O que é nicho de madeira?

Para ficar mais fácil entender o que é nicho de madeira, basta compreender a palavra nicho: é um espaço exclusivo e dedicado a algum objeto e em um local específico da casa. 

É como se fosse uma prateleira de madeira, porém cercada por todos os lados e sem suporte aparente. Não se apoia sobre pés ou qualquer outro suporte como “mão francesa”, sua instalação se dá diretamente na parede, através de furos e buchas.

Logo, já fique sabendo que você vai precisar de algumas ferramentas, dentre elas, uma furadeira.

Os nichos de madeira mais comuns são em formato de quadrados ou retângulos, mas podem ser também sextavados, mas vamos deixar essas outras formas para outro post, aqui vamos falar dos mais simples, os quadrados ou retangulares.

Como fazer nicho de madeira
Os nichos de madeira podem ser embutidos ou sobrepostos em paredes de vários ambientes. Com iluminação interna ganham ainda mais charme.

Em seu espaço interno você pode guardar uma infinidade de objetos, desde livros, pequenas coleções, até mesmo artigos de decoração.

Esses quadrados ou retângulos que fazem deste objeto ganharem o nome de nicho, justamente por ter paredes laterais e um “teto”. ao contrário das prateleiras convencionais que só têm uma base para sustentar os objetos. 

Realmente um nicho de madeira é prático e bonito, mas, será que é caro?

Dependendo do material e do tamanho, mesmo os nichos de madeira comprados prontos costumam ser artigos baratos, mas se você aprender como fazer nicho de madeira, ficará bem mais barato, além de você poder produzir um produto final de melhor qualidade, assim como com diversos tamanhos e formas.

É fácil de fazer nicho de madeira? Veja o passo a passo abaixo

Bom, nós achamos que é bem fácil , mas isso é você quem tem que responder depois de aprender como fazer nicho de madeira

O que você vai precisar é de alguns pedaços de madeira, que podem ser encontrados em qualquer madeireira, lojas de material de construção e home-centerr.

Claro que você também vai precisar de algumas ferramentas, um pouco de tempo, vontade de fazer bem feito e criatividade.

A grosso modo, para fazer seus próprios nichos, você precisará seguir esses passos

  1. Separar as madeiras de seu gosto
  2. Utilizar uma régua para fazer as marcações dos cortes
  3. Cortar as madeiras
  4. Juntar as partes com cola, grampos ou parafusos
  5. Fazer furos na parte de trás para fixar na parede

Acompanhe a seguir em como fazer nicho de madeira uma melhor descrição de cada uma das etapas.

1- Separe as madeiras de seu gosto

O primeiro passo é comprar as madeiras de acordo com o seu gosto. As mais comuns e baratas são as brancas, mas saiba que em lojas especializadas existe uma infinidade de cores e texturas.

Existem também diversas espessuras, e a sua escolha vai depender do peso que você pretende colocar nos seus nichos de madeira, mas o ideal é que tenha no mínimo 10 mm ou 1 cm.

2 – Defina os espaços onde os nichos serão instalados

Verifique as paredes disponíveis, certifique-se que não passam canos ou instalação elétrica onde você pretende instalar os nichos e faça os cálculos dos tamanhos dos seus nichos.

3- Corte-as de forma que a caixa ganhe forma

Como fazer nicho de madeira

Definidas as formas e os tamanhos que os nichos terão, você tem duas possibilidades: cortar a madeira por conta própria, caso você tenha as ferramentas e habilidade ou mandar cortar na madeireira.

Boa parte das madeireiras que oferecem esses serviços, cobram por corte e é um valor bem pequeno.

Que tipos de ferramentas de corte você vai precisar? 

Você pode utilizar serrinha em arco, ou uma serra tico tico ou mesmo serra circular. Em último caso até mesmo um serrote, mas, no caso do serrote, a precisão do corte não é das melhores.

4 – Utilize cola ou grampos de madeira para fixar

Existem três formas de fixação: com cola branca de madeira, pinos de fixação embutidos, ou mesmo com parafusos. No caso de parafuso, existem adesivos da mesma cor da madeira para esconder esses furos.

5 – Faça furos na parte de trás para pendurar na parede

Faça  pequenos furos na parte de trás do seu nicho para que você possa colocar na parede. 

Existem kits invisíveis para instalação de nichos nas paredes.

Utilize esses kits, instalando na traseira do nicho e depois na parede

Agora que você aprendeu como fazer nicho de madeira, já pode colocar a “mão na massa” e começar a redecorar sua casa.

Ficou com alguma dúvida, deixe sua pergunta abaixo nos comentários.

Ganhe dinheiro fazendo nichos de madeira

Já pensou em ganhar dinheiro fazendo nichos de madeira?

Se você aprendeu neste artigo como fazer nicho de madeira, especialize-se, tenha criatividade, crie novos formatos, cores e use e abuse das fotos e das redes sociais para divulgar seu trabalho.

Quem sabe algo que começou somente como uma necessidade de economizar e fazer seus próprios nichos de madeira, vire seu ganha pão.

Veja abaixo alguns materiais que recomendamos para você

como fazer nicho de madeira
Serra tico tico De Walt – Verificar a tensão antes de comprar
como fazer nicho de madeira
Furadeira Black + Decker – Verificar a voltagem antes da compra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *