Diversos

Como fazer para dar entrada no auxílio maternidade

Veja neste artigo como fazer para dar entrada no auxílio maternidade.

O auxílio maternidade é um benefício assegurado a diversas cidadãs brasileiras durante o período de gestação ou após o nascimento do filho. 

Esse auxílio visa garantir suporte financeiro durante um momento de intensas mudanças e necessidades na vida da mulher e da criança. 

Se você está buscando informações sobre como dar entrada nesse benefício, este artigo foi feito para você. Vamos ao passo a passo!

1. Quem tem direito ao auxílio maternidade?

Antes de entender como dar entrada, é importante saber se você tem direito ao benefício. Têm direito ao auxílio maternidade:

  • Mulheres que deram à luz (mesmo em caso de natimorto);
  • Mulheres que adotaram ou obtiveram guarda judicial para fins de adoção;
  • Homens que se tornaram pais e precisam se afastar de sua atividade para cuidar do filho em caso de falecimento da mãe.

A beneficiária precisa cumprir um período de carência, ou seja, ter contribuído para a Previdência Social por, pelo menos, 10 meses. No entanto, há exceções, como no caso de adoção ou nascimento prematuro.

Veja como fazer limpeza espiritual e energética em sua casa.

2. Como dar entrada:

a) Agendamento online: O agendamento para dar entrada no auxílio maternidade pode ser feito pelo portal “Meu INSS”. Após realizar o cadastro, acesse a opção “Agendar Benefício” e selecione “Auxílio Maternidade”.

b) Documentação necessária: Prepare e reúna todos os documentos necessários. Alguns deles incluem:

  • Documento de identidade com foto (RG, CNH);
  • CPF;
  • Carteira de Trabalho ou documentos que comprovem a contribuição ao INSS;
  • Certidão de nascimento ou de adoção da criança;
  • Documentos que comprovem a guarda judicial, em casos de adoção.

c) Comparecimento à agência do INSS: No dia agendado, vá até a agência do INSS munido de todos os documentos. Durante a visita, você será orientado sobre o processo e terá a oportunidade de sanar quaisquer dúvidas.

Como fazer para dar entrada no auxílio maternidade

3. Valor e duração do benefício:

O valor do auxílio maternidade é calculado com base nas últimas contribuições da beneficiária. Em geral, corresponde à média de 80% das maiores contribuições. O benefício é pago durante 120 dias, podendo ser prorrogado em casos específicos.

4. Situações especiais:

Caso você seja trabalhadora avulsa, empregada doméstica, trabalhadora rural ou microempreendedora individual (MEI), ainda assim possui direito ao auxílio, mas há especificidades no processo. 

Consulte o portal “Meu INSS” ou dirija-se a uma agência para maiores informações.

Como fazer para dar entrada no auxílio maternidade – Conclusão:

O auxílio maternidade é um direito fundamental para assegurar o bem-estar da mãe e da criança durante um período tão especial e desafiador.

Fique atenta aos seus direitos, reúna os documentos necessários e não deixe de buscar o benefício se estiver dentro das exigências estabelecidas pela Previdência Social

A maternidade é um momento único, e o auxílio proporcionado pelo INSS é uma das maneiras de garantir mais tranquilidade para vivê-lo plenamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *