Cozinha

Como fazer pé de porco na panela de pressão

Neste artigo você vai descobrir como fazer pé de porco na panela de pressão de forma prática e rápida.

O pé de porco é uma iguaria muito apreciada em diversas culturas ao redor do mundo. 

No Brasil, é comumente utilizado em pratos tradicionais como feijoadas, além de ser apreciado sozinho como petisco ou aperitivo. 

Prepará-lo na panela de pressão é uma maneira rápida e eficiente de deixá-lo macio e saboroso. Confira a seguir uma receita prática e deliciosa:

Veja também: Como fazer lombo de porco assado + 4 molhos

Como fazer pé de porco na panela de pressão – Ingredientes:

  • 2 a 3 pés de porco limpos e cortados em pedaços
  • 4 dentes de alho amassados
  • 1 cebola grande picada
  • 1 folha de louro
  • 2 colheres de sopa de azeite ou óleo
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 1 xícara de chá de água ou caldo de carne
  • Salsinha e cebolinha picadas para finalizar (opcional)

Modo de Preparo:

Como fazer pé de porco na panela de pressão

Preparação dos pés de porco: Se não estiverem limpos, é importante escaldá-los em água fervente por alguns minutos e, em seguida, raspar a pele para remover quaisquer impurezas e pelos. Depois disso, lave-os bem em água corrente.

Tempero: Em uma tigela, misture o alho amassado, a cebola, sal e pimenta-do-reino. Esfregue esta mistura sobre os pés de porco, garantindo que estejam bem temperados por igual.

Na panela de pressão: Aqueça o azeite ou óleo na panela de pressão. Adicione os pés de porco já temperados e frite-os até que estejam dourados de todos os lados.

Adicionando líquido: Após dourá-los, acrescente a água ou o caldo de carne e a folha de louro. A quantidade de líquido não deve cobrir completamente os pés, mas deve chegar até, pelo menos, a metade deles.

Clique nas imagens abaixo e conheça esses objetos que podem ser úteis em sua cozinha.

Cozinhando: Tampe a panela de pressão e, após pegar pressão, reduza o fogo e cozinhe por aproximadamente 40 minutos. O tempo pode variar de acordo com a marca da sua panela e o tamanho dos pés de porco. Eles estarão prontos quando a carne estiver macia e se soltando do osso.

Finalização: Após desligar o fogo e esperar a pressão sair completamente, abra a panela. Se desejar, transfira os pés de porco para uma travessa e polvilhe salsinha e cebolinha picadas por cima.

Os pés de porco podem ser servidos acompanhados de arroz branco, couve refogada, feijão preto ou como preferir. Além disso, para quem aprecia um toque a mais de sabor, pode-se preparar um molho à base de alho, cebola, pimentão e tomate refogados para acompanhar.

Desfrute desta iguaria tipicamente brasileira e surpreenda seus convidados com um prato saboroso e recheado de tradição!

Veja também: Como fazer frango frito melhor que o fast-food.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *