DiversosArtesanato

Como fazer absorvente caseiro. Fácil, econômico e ecologicamente correto

Veja como fazer absorvente caseiro e tenha um produto reutilizável, confortável e barato.

Você já desejou um produto absorvente que fosse mais confortável e confiável do que as variedades compradas na loja? Com alguns suprimentos simples e um pouco de criatividade, você pode fazer seu próprio absorvente íntimo para o máximo conforto e proteção.

Este absorvente não é só econômico, mas também é ecologicamente correto e personalizável. Com os materiais certos, você pode fabricar um absorvente que se adapte às suas necessidades e preferências pessoais.

Do tecido à camada absorvente, até o fechamento, você pode fazer seu próprio absorvente íntimo que é adaptável ao seu corpo e às suas necessidades.

Além de  economizar dinheiro, você também dará um passo em direção a um estilo de vida mais saudável e mais sustentável.

Então, por que não fazer seu próprio absorvente e aproveitar o conforto, a proteção e a conveniência que ela traz consigo?

Como fazer absorvente 

Se você está experimentando a menstruação pela primeira vez, se está procurando uma solução mais econômica e ecológica, ou se está apenas procurando mais conforto e proteção, fazer seu próprio absorvente é uma opção muito viável.

Fazer seu próprio absorvente permite que você personalize o produto de acordo com suas necessidades e preferências pessoais. Com os materiais certos, você pode criar um absorvente que seja ao mesmo tempo ecologicamente correto e econômico.

Veja também: Como fazer limpeza espiritual e energética em sua casa.

Por que fazer seu próprio absorvente?

Fazer seu próprio absorvente é uma alternativa bastante ecológica se comparado às versões compradas em lojas.

Além disso, os produtos personalizados são sempre mais confortáveis e confiáveis.

Sem contar que fazer seu próprio absorvente é extremamente econômico, especialmente quando se considera a quantidade de dinheiro que você gasta em absorventes descartáveis.

Não apenas isso, mas fazer seu próprio absorvente também é muito fácil e requer o mínimo de suprimentos. Este absorvente caseiro também é muito fácil de limpar e manter, proporcionando um estilo de vida mais consciente.

O que você vai precisar para fazer seu absorvente caseiro

Os suprimentos necessários para fazer o absorvente dependerão do design que você escolher, mas estes são os essenciais:

  • Absorvente para usar como molde e papel para transferir o molde
  • Lápis, borracha, tesoura e régua
  • Retalho de tecido 100% algodão 
  • Tecido atoalhado
  • Botão de pressão

– Tecido – O tecido que você escolher será a base de seu absorvente. Você pode escolher o tipo de tecido de acordo com suas preferências, sejam elas estéticas ou funcionais (respirabilidade, durabilidade, cor, etc.).

Veja abaixo alguns itens que você pode precisar para fazer seu absorvente caseiro

Tesoura de ostura – Clique na imagem para saber mais.
Régua. Clique na imagem para saber mais.

Como escolher o tecido certo

como fazer absorvente caseiro

O tecido que você escolher será a base do seu absorvente, por isso é importante selecionar um tecido que não seja só esteticamente agradável, mas também funcional.

Seu tecido deve ser durável, respirável e fácil de limpar. Algumas das melhores escolhas de tecidos são as de fibras naturais, como o algodão, por exemplo.

Fibras naturais, como algodão ou seda, têm algumas das melhores propriedades. Elas são duráveis, respiráveis e fáceis de limpar.

Veja abaixo outros tipos de absorventes:

Instruções passo a passo para fazer a camada absorvente

Primeiro, você precisará cortar o tecido de acordo com o desenho do seu molde.

Esta será a camada superior do absorvente, então você vai querer que ela tenha o tamanho adequado e seja fácil de limpar.

Em seguida, você adicionará a camada absorvente entre o tecido e o usuário. Esta camada deve ser, idealmente, respirável.

Algumas das melhores escolhas para a camada absorvente são fibras sintéticas, fibras naturais, ou uma combinação de ambas. O último passo é adicionar a vedação à parte superior de sua almofada. Esta camada deve ser macia e respirável.

Adicionando o fechamento

Depois de ter cortado e projetado seu absorvente, você vai querer adicionar o fechamento ao concluir o seu absorvente. 

As tampas são projetadas para serem fáceis de abrir e fechar, bem como confortáveis e seguras. 

Algumas das melhores escolhas para o fechamento de seu absorvente são velcro, botão de pressão, ou botão com alça.

O velcro é uma ótima opção porque é fácil de abrir e fechar, além de ser ajustável. 

Além disso, ele é macio e não irrita a pele. Outras ótimas escolhas para o fechamento são os snaps ou botões. 

Ambos são fáceis de abrir e fechar, e também são duráveis.

Veja também: Como fazer babyliss você mesma.

Dicas sobre como tornar seu absorvente mais confortável

Escolha tecidos respiráveis. Ao escolher tecidos para seu absorvente, você vai querer selecionar tecidos que sejam respiráveis. Isto ajudará a reduzir o risco de irritação e desconforto.

Escolha tecidos que sejam fáceis de limpar – Você também vai querer escolher tecidos que sejam fáceis de limpar. Isto tornará a manutenção de seu absorvente muito mais fácil.

Certifique-se de que seu bloco tenha o tamanho certo – Seu bloco deve ter o tamanho certo para seu corpo. Isto ajudará a reduzir o risco de vazamentos e desconforto.

Adicione camadas extras ao fundo do absorvente – Você também pode adicionar camadas extras ao fundo de seu absorvente para torná-lo mais confortável. Isto pode ser feito com meias ou um tecido de algodão.

Como cuidar de seu absorvente caseiro

Ao cuidar de seu absorvente caseiro, há algumas coisas que você deve fazer para manter sua higiene e longevidade. 

Primeiro, você vai querer lavar seu absorvente após cada uso. Você pode fazer isso simplesmente colocando-o na máquina de lavar. 

Ao lavar seu absorvente, use um detergente suave e água morna. Além disso, você vai querer secar seu absorvente em um ambiente frio ou em um ambiente seco. 

Também é importante armazenar seu absorvente em uma área livre de pó e ácaros. Você pode fazer isso guardando-o em uma gaveta aberta ou pendurá-la em um gancho.

Para finalizar

Nosso site ensina de graça uma infinidade de coisas, sempre respondendo a pergunta: Como fazer? Tudo o que fazemos é com amor, para entregar pra você as melhores informações.

Caso nosso conteúdo tenha te ajudado, você pode retribuir essa ajuda, comprando os produtos e serviços que indicamos em nossos links de afiliados, espalhados em todos os artigos.

Você não paga nada a mais por isso, nós recebemos uma pequena comissão e você nos ajuda a continuar produzindo conteúdos de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *