CasaDiversos

Como fazer uma piscina – Com mais de 20 fotos para você se inspirar

Como fazer uma piscina é uma pergunta que muitas pessoas que moram em casa fazem. Principalmente na maioria das cidades brasileiras que faz calor quase o ano inteiro, ter uma piscina em casa proporciona lazer e alívio nos dias quentes.

Se você tem espaço no seu quintal, sendo grande ou pequeno, é possível fazer uma piscina, nos mais variados formatos e nos mais variados tipos de materiais.

Além dos benefícios acima, fazer uma piscina em casa valoriza bastante o seu imóvel.

Dessa forma, acompanhe o nosso artigo e aprenda como fazer uma piscina.

Como fazer uma piscina de alvenaria

Como fazer uma piscina
Piscina de alvenaria com revestimento de pastilhas vermelhas

A piscina de alvenaria pode ser revestida e decorada com diversos tipos de material de acabamento, no entanto sua estrutura é quase sempre a mesma.

A piscina de alvenaria tem sua base (piso) e suas paredes construídas em concreto. Para sua fundação, o mais comum é fazer um radier (tipo de laje de concreto armado) e uma viga de fechamento, utilizada para amarrar as paredes.

As paredes da piscina de alvenaria são construídas com bloco estrutural, armados em seu interior e preenchidas com concreto.

Estas especificações acima servem para quase todas as piscinas de alvenaria, O que vai variar de uma para a outra é o tamanho e a profundidade.

Você vai gostar também:

Como fazer fogão a lenha

Como fazer um jardim vertical

Como é o acabamento de uma piscina de alvenaria

A pedra São Tomé foi muito popular para uso na área externa da piscina. Atualmente existe uma infinidade de outros materiais, como porcelanatos antiderrapantes e que absorvem menos calor.

Naturalmente, quem sonha em ter uma piscina em casa, deseja que esta seja bonita, por isso o ideal é contratar um arquiteto para fazer o desenho da piscina, assim como oferecer opções de acabamento interno e externo.

O revestimento interno da piscina de alvenaria costuma ser de cerâmica ou pastilha, ou um misto dos dois. Para as bordas, a melhor escolha é algum material poroso e antiderrapante para evitar acidentes com quedas e escorregões.

Já para a área ao redor da piscina, pode ser usado algum outro material também antiderrapante ou mesmo um deck de madeira. Um material que foi bastante utilizado, mas hoje não é mais tão popular é a Pedra São Tomé.

Piscina de alvenaria ou de fibra, qual escolher?

Exemplo de piscina de alvenaria construída em um espaço pequeno – Foto: Brasil Piscinas

Isso vai depender do tamanho do terreno, orçamento e urgência para conclusão da obra. Sim, da obra. Mesmo uma piscina de fibra, haverá necessidade de obra, cavando o terreno e depois concluindo o acabamento da área externa da piscina.

A piscina de vidro costuma ser mais barata que uma de alvenaria e a conclusão da instalação e obra costuma ser mais rápida também.

Ter a orientação de um profissional é o melhor que você pode fazer antes de fazer tal investimento e começar a cavar seu terreno. É importante avaliar a estabilidade do terreno e possíveis implicações em outras construções, como muros e a própria casa.

Vantagens da piscina de alvenaria

  • Sua construção pode ser feita de acordo com o tamanho específico do seu terreno
  • Maior possibilidade de personalização interna
  • Escolha entre diversos tipos de materiais e cores
  • Construir exatamente com seu gosto ou para combinar com a decoração da casa
  • Uma piscina de alvenaria bem feita é bem mais resistente e durável que uma piscina de fibra.

Vantagens da piscina de fibra

  • Mais rápida
  • Menor intervenção no terreno
  • Menos mão de obra especializada
  • Mais barata
  • O projeto de toda área de lazer pode ser feito pela própria loja de piscinas

Como fazer uma piscina de alvenaria – Passo a passo

Veja abaixo quais são as etapas que você deve seguir para fazer sua piscina de alvenaria e não ter dor de cabeça depois.

1 – Defina o local, o formato e a profundidade

como fazer uma piscina de alvenaria
Imagem: Solar Gil

Tudo vai depender do espaço disponível, assim como quanto desse espaço você deseja que seja ocupado por uma piscina. Se você está construindo uma área de lazer completa, precisa fazer a planta antes de fazer a piscina, para saber o espaço que cada item irá ocupar.

Antigamente as piscinas eram retangulares e sem muita criatividade. Atualmente elas podem ser redondas, ovais, com desenhos extremamente personalizados e em formatos de raias. Ou seja, retangulares, mas bem estreitas, ideais para espaços pequenos.

Já a profundidade vai variar de acordo com quem vai usar a piscina, adultos ou crianças. No caso de ambos, utilize profundidades variadas em sua piscina.

Importante: Se possível, escolha um local com a maior quantidade de incidência solar. Se a incidência solar for pequena, uma solução é fazer uma piscina elevada e não aterrada.

2 – Analise as condições de solo

Imagem: Solar Gil

Saber quais são as condições do solo é uma das etapas mais importantes na construção de uma piscina de alvenaria.

Antes de começar a cavar o solo é preciso saber o impacto que essa escavação causará em construções próximas.

Além disso, entender as características do solo é de suma importância para definir a estrutura que sustentará a piscina e o peso da água.

Após essa análise, pode ser iniciada a escavação para acomodar a estrutura, ligações hidráulicas, motor e pontos de drenagem.

3 – Faça a fundação e a estrutura

Foto: Projeto Piscinas

Um grande erro cometido por muitas pessoas é se preocupar mais com o acabamento e com os aspectos estéticos da piscina e negligenciar as etapas de fundação.

O fundo da piscina de alvenaria deve ser construído utilizando um radier e uma viga de fechamento, onde será amarrada a armadura das paredes.

Para as paredes, são construídos blocos estruturais, armados em seu interior e preenchidos com concreto.

Essa estrutura trançada, amarrada e preenchida com concreto é o que garante que a piscina suportará a pressão exercida pelo peso da água e do solo.

Antes de incluir as estruturas com blocos lembre-se de fazer o caimento do piso em direção ao ralo e os espaços para os dutos.

4 – Impermeabilize sua piscina de alvenaria

Foto: RKA Impermeabilizações

Para impermeabilizar a sua piscina, pode ser usada manta asfáltica ou tinta impermeabilizante. A manta é o mais indicado.

O concreto é bastante resistente, mas não é totalmente impermeável, por isso não ignore esta etapa para não ter problemas futuros com infiltrações e vazamentos.

5 – Conclua com o revestimento interno e externo

Piscina com revestimento interno de pastilhas e externo de pedra antiderrapante.

Esta etapa é a que gera mais ansiedade e que diversos membros da família desejam opinar.

Se você contratou um projetista ou arquiteto para desenhar sua piscina e área de lazer, é bem possível que você já saiba os tipos de revestimentos e cores que serão empregadas.

É importante levar em consideração nesta etapa, que cada tipo de material exige um tipo de manutenção, exigindo mais ou menos trabalho.

Quanto custa uma piscina de alvenaria?

Isso vai variar bastante de acordo com o tamanho, profundidade, local da instalação e também do maquinário utilizado na piscina e seu acabamento.

O ideal é que você contrate uma empresa especializada na construção de piscinas, para que profissionais gabaritados lhe forneça um orçamento e todas as possibilidades de personalização, que vão impactar no custo final de sua piscina.

Como fazer uma piscina no quintal pequeno

Se você tem pouco espaço em sua casa e deseja fazer uma piscina de alvenaria, o ideal é cogitar a construção de uma piscina raia, que costuma ser longa e estreita.

Este tipo de piscina é perfeitamente adaptável a terrenos menores, onde o espaço pode ser aproveitado para ter os benefícios de uma piscina e ainda construir ao redor uma área de lazer.

As piscinas tipo raia são caracterizadas por terem comprimento longo e largura estreita.

Itens necessários para uma piscina de alvenaria

Clique nas imagens abaixo para saber o preço de alguns equipamentos que são necessários em uma piscina de alvenaria.

Fotos de piscinas de alvenaria para você se inspirar

Piscina do Hotel Tropical Manaus com borda infinita. A parte mais escura é o Rio Negro que passa ao fundo.
Piscina luxuosa com borda infinita
Mais uma piscina com borda infinita
Linda piscina com um acabamento mais tradicional e simples
Casa de alto padrão com piscina minimalista, com revestimento externo de porcelanato antiderrapante
Construção da piscina aproveitou o declive do terreno para criar a borda infinita
Piscina raia de pastilhas azuis e deck de madeira
Piscina com revestimento vermelho
Olha que delícia esta piscina em meio à vegetação
O que você achou desta piscina em formato de violino?
Piscina revestida com pastilhas laranja

Para finalizar

Nosso site ensina de graça uma infinidade de coisas, sempre respondendo a pergunta: Como fazer? Tudo o que fazemos é com amor, para entregar pra você as melhores informações.

Caso nosso conteúdo tenha te ajudado, você pode retribuir essa ajuda, comprando os produtos e serviços que indicamos em nossos links de afiliados, espalhados em todos os artigos.

Você não paga nada a mais por isso, nós recebemos uma pequena comissão e você nos ajuda a continuar produzindo conteúdos de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *