DecoraçãoArtesanato

Como fazer luminária com garrafa – 6 passos simples

Como fazer luminária com garrafa?

Se você  chegou até aqui é porque certamente viu na casa de alguém, em alguma loja, salão de beleza, barbearia… 

Eu me lembro onde vi pela primeira vez, foi em um estúdio de tatuagem, feito pelo próprio dono, o tatuador, artista plástico e inventor.

Como eu gostei da ideia e não quis perguntar, fiquei olhando por um bom tempo para entender como aquele mecanismo funcionava. Na verdade nem precisaria de tanto, afinal é algo extremamente simples, e é isso que vou te mostrar agora.

Você pode gostar também:

Como fazer nicho de madeira

Como fazer efeito cimento queimado na parede

Como fazer luminária com garrafa de vodka, whisky ou gin

O trabalho mais difícil para fazer uma luminária com uma garrafa de bebida é…

…esvaziar a garrafa de bebida! 

Bom, se você tiver pressa, convide uns amigos, me convide. Ops… 

Você entendeu, não faça essa luminária com a garrafa cheia, tampouco tente fazer essa luminária logo após ter consumido o conteúdo da garrafa. É bem prudente este conselho.

Brincadeiras a parte, de fato, a primeira coisa que você precisa fazer é esvaziar ou conseguir uma garrafa já vazia.

Por que tem que ser com garrafa de vodka, whisky ou gin?

Na verdade pode ser com qualquer garrafa que você ache bonita, eu sugeri garrafas de uma dessas três bebidas, porque existem muitas garrafas bonitas que dariam uma linda luminária.

Veja abaixo:

O rótulo do Jack Daniel’s já virou “cool” e serve de estampa para inúmeros itens. Que tal usar a garrafa para fazer um abajur?
A garrafa da vodka Belvedere é uma das mais bonitas do mercado, mas ela é fina e alta, talvez não seja a melhor opção para fazer um abajur
A Absolut é campeã em fazer garrafas estilosas.
Na minha opinião, a garrafa do gin Hendrick’s é uma das mais bonitas para fazer uma luminária.

Se você clicar nas imagens acima, poderá saber o preço e comprar cada uma dessas bebidas.

Materiais para fazer luminária com garrafa de bebida

  • 1 garrafa de bebida vazia (de preferência com base mais larga)
  • Fio branco, preto ou transparente (tamanho de acordo com sua necessidade)
  • 1 plugue/tomada macho
  • 1 soquete para lâmpada
  • 1 interruptor para ligar e desligar a lâmpada
  • 1 Cúpula de abajour

Caso você queira economizar tempo, você pode comprar um kit rabicho completo. Este kit, já vem com o fio com tomada, interruptor, soquete e a cúpula do abajur.

No entanto, se você quiser fazer algo mais personalizado, pode comprar tudo separado e fazer a instalação toda por conta própria.

Além dos materiais, você precisa ter algumas ferramentas básicas como chave de fenda ou philips, alicate, furadeira e broca para vidro.

Passo a passo de como fazer luminária com garrafa

Agora que você já esvaziou a garrafa e reuniu o material necessário, vamos ao passo a passo. Você verá como fazer luminária com garrafa é fácil.

Passo 1

Use a furadeira com a broca para vidro e faça um furo próximo à base da garrafa (mas não tão próximo). Essa etapa é a que exige mais cuidado. Vá fazendo o furo devagar e não coloque muita pressão.

Fazer o furo muito próximo à base aumenta o risco da garrafa quebrar.

Como fazer luminária com garrafa

Passo 2 

Passe o fio de baixo para cima. Introduza o fio pelo orifício que você acabou de fazer na parte de baixo da garrafa e retire-o pela boca da garrafa.

Passo 3

Desencape o fio com o auxílio do alicate ou de uma faca e faça as ligações ao bocal da lâmpada. Aperte a estrutura com o alicate, caso haja necessidade.

Como fazer luminária com garrafa

Passo 4

Encaixe o soquete na boca da garrafa. No kit vendido pronto, a capa do soquete já tem o tamanho certo para encaixar na boca da garrafa. Caso fique sobrando, utilize cola de silicone ou isopor.

Passo 5

No fio que ficou para fora da garrafa, instale o interruptor próximo a garrafa (ele precisa ficar ao alcance das mãos) e instale o plugue macho na ponta do fio (tem que ter tamanho suficiente para ligar na tomada)

Passo 6

Ligue na tomada e verifique se está funcionando. Se tiver, basta colocar no lugar que você já imaginou ficar sua luminária de garrafa.

Como fazer luminária com garrafa

Observações: 

  1. O kit rabicho vendido pronto tem cúpulas preta e branca e conjunto de fio, interruptor e tomada da mesma cor;
  1. O kit pronto facilita bastante o trabalho, mas tem tamanho de 1 metro. Caso você queira mais personalização ou um fio maior, precisará comprar o material separado;
  1. Caso sua garrafa seja translúcida e você não queira que o fio apareça tanto dentro da garrafa, pode utilizar fio transparente.

Conclusão como fazer luminária com garrafa

Viu, é bem fácil fazer uma decoração estilosa para a sua casa utilizando poucas ferramentas e materiais.

Fazer luminária com garrafa pode ser bem mais barato do que comprar uma pronta e ainda dá um ar mais estiloso ao ambiente.

O que você achou?

Deixe um comentário abaixo.

Para finalizar

Nosso site ensina de graça uma infinidade de coisas, sempre respondendo a pergunta: Como fazer? Tudo o que fazemos é com amor, para entregar pra você as melhores informações.

Caso nosso conteúdo tenha te ajudado, você pode retribuir essa ajuda, comprando os produtos e serviços que indicamos em nossos links de afiliados, espalhados em todos os artigos.

Você não paga nada a mais por isso, nós recebemos uma pequena comissão e você nos ajuda a continuar produzindo conteúdos de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *