Jardim

Como fazer muda de lírio da paz

Como fazer muda de lírio da paz

O lírio da paz é uma planta bonita, com folhagens verde escuro brilhantes, flor chamativa que é perfeita para climas quentes (maior parte do Brasil), mas que se adapta bem também aos dias mais frios.

Adaptação e resistência são duas palavras-chave desta belíssima planta, pois pode ser cultivada em jardins, canteiros, floreiras e até mesmo em vasos dentro de casa, mas, neste caso, precisa pegar sol eventualmente.

Por esses motivos, o lírio-da-paz é uma planta que muita gente gosta de ter em casa, justamente por exigir baixa manutenção. Entretanto, assim como outras plantas, precisa de cuidados específicos.

Então acompanhe nosso artigo e aprenda como fazer muda de lírio da paz e descubra também todos os demais cuidados que a planta exige e como manter o seu lírio da paz sempre bonito.

Veja também: Como fazer um jardim vertical.

Cuidados com o lírio da paz

Você comprou ou ganhou uma muda de lírio da paz e agora precisa cuidar para que a planta fique sempre saudável e viçosa, então siga as dicas abaixo:

Como preparar o solo para o lírio da paz

O solo para o lírio da paz precisa ser rico em nutrientes, por isso compre terra preta adubada ou prepare a terra preta com areia grossa e húmus de minhoca.

Luminosidade para o lírio da paz

Toda planta precisa receber luz solar, o lírio da paz não é diferente, mas não é uma planta que exige incidência da luz solar o tempo todo, por isso se for plantar em áreas externas dê preferência para lugares com meia sombra, ou seja, que receba luz solar só em uma parte do dia.

Regas do lírio da paz e umidade do solo

Em períodos de temperatura amena ou se o seu lírio da paz é cultivado dentro de casa, a rega feita 3 vezes na semana é o suficiente.

Para períodos de calor intenso e plantas que recebem muitas horas de sol, aumente a quantidade de regas.

Verifique se a terra onde está o seu lírio da paz está úmida, mas sem estar encharcada. Outra forma de identificar que sua planta está recebendo menos água que o necessário é reparar se as folhas estão se curvando para baixo.

Neste caso, aumente a quantidade de regas.

Clique nas imagens acima para ver alguns itens para a sua muda de Lírio-da-paz.

Como fazer muda de lírio da paz

Você pode fazer mudas de lírio da paz com folhas que estejam menos viçosas que o restante da planta ou mesmo retirando folhas saudáveis e transferindo-as para um pote com água para que ela crie raízes e depois basta transferir para um vaso com terra rica em nutrientes.

Outra opção é retirar uma touceira da planta, limpar delicadamente suas raízes e transferi-la para um vaso previamente preparado ou diretamente para a terra, caso você tenha um jardim em casa.

Lembrando que a terra (solo) deve ser rica em nutrientes, como expliquei no início deste artigo. 

É importante que o jarro, o vaso ou o jardim que receberá sua muda de lírio da paz receba luz solar.

Como fazer o lírio da paz florir

Como você já deve ter percebido em nosso artigo, o lírio da paz tem baixa manutenção e é uma planta fácil de fazer muda e que cresce rapidamente.

Além disso, a floração do lírio da paz acontece várias vezes ao ano e exibe uma flor grande, exuberante e bastante característica, por isso, veja as dicas abaixo para fazer seu lírio da paz florir.

  • Acostume a sua planta a pegar luminosidade sem ser a luz direta do sol
  • Coloque sua planta para pegar luz solar direta nas primeiras horas da manhã
  • Faça manutenção da terra introduzindo adubo natural como húmus de minhoca ou demais produtos vendidos em lojas agropecuárias para tal fim

Lembre-se: Assim como um carro precisa de gasolina ou etanol para funcionar e nós precisamos de uma boa alimentação para sermos saudáveis, a planta também precisa receber nutrientes adequados.

É possível cultivar lírio da paz na água?

Sim, é possível, jarros com lírios da paz ficam lindos como elementos decorativos, mas saiba que o desenvolvimento da planta será mais lento.

  • Escolha um recipiente bonito que possa abrigar o lírio da paz e já servir como elemento decorativo
  • Coloque água entre 5 e 8 cm ou até cobrir as raízes
  • Pegue um torrão do seu lírio da paz, retire o excesso de terra das raízes com cuidado
  • Coloque este torrão na água e posicione o jarro em um lugar da casa que receba bastante luminosidade
  • Troque a água do jarro a cada dois dias e lave bem as paredes deste recipiente, para manter a planta saudável e eliminar possíveis ovos e/ou larvas de mosquitos.
  • Escolha um recipiente bonito que possa abrigar o lírio da paz e já servir como elemento decorativo

Aos poucos, as raízes da planta começarão a se desenvolver na água e é possível que a planta cresça, crie novas folhas e até flores.

Aprenda como fazer vasos de cimento para suas plantas.

Outros cuidados que você deve ter com o seu lírio da paz

  1. O vaso, jarro ou floreira deve ser proporcional ao tamanho da planta
  1. Caso a planta cresça demais, vá fazendo uma poda preventiva
  1. Essas podas, além de fazerem com que a planta tenha mais força e fique mais bonita, é uma ótima oportunidade de você fazer mudas do seu lírio da paz e presentear aquela tia louca por plantas
  1. Já falei algumas vezes, mas não custa repetir, mantenha a terra saudável e rica em nutrientes, dessa forma sua planta ficará bonita e com flores

E aí, aprendeu como fazer muda de lírio da paz? Fácil né.

Deixe uma resposta nos comentários me dizendo se eu te ajudei com o seu lírio da paz.

Você vai gostar também:

Como fazer um terrário

Como fazer horta em casa

Para finalizar

Nosso site ensina de graça uma infinidade de coisas, sempre respondendo a pergunta: Como fazer? Tudo o que fazemos é com amor, para entregar pra você as melhores informações.

Caso nosso conteúdo tenha te ajudado, você pode retribuir essa ajuda, comprando os produtos e serviços que indicamos em nossos links de afiliados, espalhados em todos os artigos.

Você não paga nada a mais por isso, nós recebemos uma pequena comissão e você nos ajuda a continuar produzindo conteúdos de qualidade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *