DiversosGanhe Dinheiro

O que é bricolagem?

O que é bricolagem? O que significa bricolagem?

A não ser que você seja muito rico e sempre terceirize qualquer serviço realizado em sua casa, é bem provável que você já tenha realizado bricolagem.

Mas antes de te explicar o que é bricolagem e dar exemplos práticos, vou te mostrar a origem desta palavra.

Origem da palavra bricolagem

A palavra bricolagem tem sua origem na língua francesa pela palavra  “bricòláge”, que se refere a execução de pequenos serviços domésticos sem a contratação de um profissional

Ou seja, bricolagem é a mesma coisa que DIY (do it yourself) ou faça você mesmo.

Este conceito de DIY surgiu nos Estados Unidos na década de 1950. Por conta do encarecimento da mão de obra especializada em diversas áreas, os americanos começaram a aprender a fazer pequenos serviços por conta própria.

o que é bricolagem

Não, naquela época não existiam milhares de sites e vídeos no YouTube ensinando como fazer quase tudo, mas a indústria fabricante de ferramentas e insumos, percebendo a mudança de comportamento do consumidor, passou a ser mais detalhista nas instruções de como usar os seus produtos.

E, embora ainda não existisse a internet, existiam milhares de cursos que as pessoas podiam comprar pelos correios e receber o material impresso.

O que é bricolagem na prática

Creio que nos parágrafos anteriores você já tenha entendido o que significa bricolagem, mas agora vou dar alguns exemplos práticos:

Até mesmo trocar uma lâmpada, por mais simples que seja, pode ser considerado um serviço de bricolagem.

Preciso de curso para fazer bricolagem?

Não necessariamente. 

Dependendo do seu nível de conhecimento e habilidades manuais, basta ler algum texto em nosso site, assistir a algum vídeo simples e curto e pronto. Seguindo fielmente o que está sendo ensinado e com as ferramentas adequadas, você consegue realizar determinada tarefa.

Porém, quanto mais complexa for a atividade e o seu nível de conhecimento anterior, talvez seja necessário sim estudar através de um curso específico sobre o tipo de serviço que você deseja realizar.

No entanto, nesse caso, você deve calcular se, somando o valor do curso, mais o tempo de aprendizagem e mais o tempo de execução do serviço, ainda vai valer a pena fazer por conta própria. Talvez dê tanto trabalho para você, que é mais vantajoso pagar um profissional.

Para serviços mais complexos, onde um curso talvez se faça necessário, só vale a pena se você for fazer muitos serviços semelhantes ou caso queira ganhar dinheiro com o conhecimento adquirido.

Exemplos de bricolagem

Jardinagem no geral

Diversos serviços realizados na jardinagem são considerados como bricolagem, como fazer uma horta caseira, aparar e podar plantas e árvores, montar um jardim vertical.

Artesanato

Aqui as possibilidades são infinitas: fazer velas e sabonetes caseiros, fazer vasos de cimento, panos de prato, pintura em tecidos, pulseiras, enfeites, crochê, tricô etc..

o que é bricolagem

Scrapbooks

Colagem de fotos, gravuras, imagens em geral, textos, tecidos e costuras para a personalização de álbuns, cadernos e livros. Também é considerado um trabalho artesanal.

Intertextualidade

A elaboração de um texto, utilizando recortes de vários outros e reescrevendo partes dos textos que serviram de inspiração também é considerada um tipo de bricolagem.

Repaginação da casa

Diversos pequenos serviços domésticos para melhorar ou simplesmente mudar a aparência de um cômodo, são exemplos de bricolagem.

Pintar uma parede que já esteja suja ou que você queira mudar a cor, fazer efeito de cimento queimado, aplicar papel de parede, colocar rejunte em pisos, instalar uma cortina ou persiana.

Consertos domésticos

Trocar a resistência do chuveiro, trocar lâmpadas, fazer a limpeza e manutenção dos dutos do forno e fogão.

Caso você tenha um pouco mais de habilidade e conhecimento, fazer algumas instalações elétricas, consertar uma tomada, trocar um disjuntor. Tudo isso pode ser considerado bricolagem.

Os exemplos citados acima são só alguns de “o que é bricolagem”, mas as possibilidades são infinitas.

Dá para ganhar dinheiro com bricolagem?

Sim, é claro que dá.

Neste artigo eu só ofereci uma pequena lista de exemplos do que é bricolagem e, mesmo nesta lista, é possível identificar uma gama imensa de oportunidades, basta que você queira transformar determinado aprendizado em fonte de renda.

Muitas pessoas que aprendem bricolagem em determinada área, o fazem por uma necessidade pessoal imediata ou para adquirir algum tipo de hobby, enquanto outras já buscam tal conhecimento no intuito de se profissionalizar e ganhar dinheiro com aquilo.

o que é bricolagem

Qualquer que seja o seu caso, é possível ganhar dinheiro com a bricolagem. Siga essas dicas abaixo:

  1. Aprenda uma nova habilidade
  1. Coloque em prática só para você em sua casa
  1. Aperfeiçoe-se, veja o que pode ser melhorado no que você fez
  1. Anote medidas e quantidades para ter um padrão
  1. Anote todos os seus custos para saber o preço do produto final
  1. Se você estiver vendendo serviços e não produtos, veja quanto cobra um profissional da área
  1. Divulgue seus produtos e serviços entre amigos e familiares, mas não se limite a eles. 

Muitas das vezes você terá mais reconhecimento e incentivo de desconhecidos do que das pessoas mais próximas.

Nunca deixe de se aperfeiçoar na área que você escolheu e fique sempre por dentro das novidades e modismos que a área apresenta. 

Ganha mais quem sai na frente.

E aí, gostou do nosso texto sobre “o que é bricolagem”?

Tem alguma dúvida, elogio ou sugestão? Por favor, deixe um comentário abaixo.

Para finalizar

Nosso site ensina de graça uma infinidade de coisas, sempre respondendo a pergunta: Como fazer? Tudo o que fazemos é com amor, para entregar pra você as melhores informações.

Caso nosso conteúdo tenha te ajudado, você pode retribuir essa ajuda, comprando os produtos e serviços que indicamos em nossos links de afiliados, espalhados em todos os artigos.

Você não paga nada a mais por isso, nós recebemos uma pequena comissão e você nos ajuda a continuar produzindo conteúdos de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *